O Programa Cidadania Viva, ligado à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), estreou o podcast “Cidadania Viva” com a Blink 102. O conteúdo vai ao ar todas às terças nas plataformas digitais da Blink, Youtube e Spotify.
A proposta é falar de temas atuais sob a perspectiva dos jovens. O primeiro episódio conta com apresentação do bolsista e coordenador regional do Cidadania Viva, Guilherme Ferreira e da bolsista e supervisora Jéssica Vitória, e explica o que é o Programa Cidadania Viva.
Instituído no ano de 2021 pela Lei 5.733/2021, o Programa Cidadania Viva é pautado na Educomunicação, tema esse que norteia as ações dos jovens bolsistas, (16 a 29 anos) que atuam com base em quatro pilares: Vozes Cidadãs, Prosa Cidadã, Pontes para Cidadania e Rota Cidadã.
“No programa tem bolsistas negros, indígenas, da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, e a gente trabalha muito essa diversidade. A função do Cidadania Viva é fazer este incentivo à cidadania e à cultura, e sempre tentamos trazer para as mídias este conceito. É importante falar que todos os bolsistas têm suas vozes, então, por mais que a pessoa seja tímida, a voz dela tem potência, a escrita dela tem potência”, afirma o bolsista e coordenador Guilherme Ferreira.
Diretor artístico e de conteúdo da Blink 102, Sami Nayef explica que o podcast é resultado de um sonho da rádio, de trabalhar com projetos que apoiam o fortalecimento da cidadania.
“É fundamental para a Blink dar visibilidade e alcance a projetos que apoiam jovens. Dentro deste contexto, a Cidadania como um conceito de inclusão e participação ativa na sociedade é o que nos faz apostar que no futuro esses jovens podem contribuir com seus conhecimentos e aprendizados, principalmente dentro das suas comunidades de origem”, acredita Sami.
Para a coordenadora executiva do programa, Elisângela Rodrigues, a ideia é que os jovens do Cidadania Viva falem para uma audiência forte e bem qualificada e ainda desenvolvam contato com uma tecnologia avançada como a da Blink.
“Esta parceria é muito interessante e traz um olhar mais profissional para o que os bolsistas já fazem. Porque apesar de ser um bate-papo descontraído, com uma pegada jovial, existe a questão da responsabilidade. Eles estão se colocando, e ao mesmo tempo em que são produtores de conteúdo ali, também são cidadãos sul-mato-grossenses”, reflete Elisângela.
Secretária-adjunta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza ressalta que ter a rádio como parceira é fazer com que a informação chegue às casas e lares dos sul-mato-grossenses.
“Esta promoção da divulgação da cidadania através do Programa Cidadania Viva e da Blink tem grandes significados: a informação e a formação para o cidadão, além de formar jovens dentro de uma rádio tão renomada. Então, esta parceria é uma consonância de ideologia que nós só teremos bons resultados e a população sul-mato-grossense agradece”, finaliza Viviane.
Para acessar o Podcast Cidadania Viva na Blink 102 basta acompanhar o canal no Youtube e seguir a rádio nas plataformas digitais.
Paula Maciulevicius, Setescc