Com objetivo de informar sobre a modificação de nome e/ou gênero no registro civil e realizar pré-cadastro para emissão de carteira de identificação por nome social. A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio do Centro de Cidadania LGBTQIA+, em parceria com o Serviço Social da “Tahto”, empresa de call center, realiza nesta quinta-feira (25) um ponto de atendimento e prestação de serviço aos colaboradores da empresa de telecomunicações.
Para o coordenador do Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+, Jonatan Espindola, é essencial divulgar os serviços realizados. “Estamos fazendo o nosso trabalho, fazendo a política pública acontecer dentro desta empresa que é inclusiva, a nossa população está reunida aqui. É importante divulgar os nossos serviços principalmente neste mês de luta contra LGBTFOBIA.”
A assistente social da Tahto, Aline dos Santos explicou que a empresa inseriu no último acordo coletivo o reconhecimento do nome social nos sistemas internos. “Vimos a necessidade de trazer aos colaboradores o acesso da informação de como realizar a carteira de identificação do nome social, e também onde buscar para realizar a emissão.” explica Aline.
Os serviços oferecidos pelo CECLGBTQIA+ são: orientação para retificação de nome e/ou gênero no registro civil (Provimento n. 73/2018- Conselho Nacional de Justiça), carteira de identificação por nome social (CNS), registro de denúncia, encaminhamento para defensoria pública, acolhimento, orientação e encaminhamento psicossocial.
Texto e fotos: Bel Manvailer, Setescc