Mato Grosso do Sul recebe nesta quarta-feira (15), comitiva do Ministério dos Povos Indígenas, liderada pela Ministra Sônia Guajajara. Os representantes do Governo Federal vêm ao estado para cumprir uma série de reuniões que compõem a Caravana “Participa Parente”, com o objetivo de ouvir o posicionamento dos diferentes povos sobre as políticas indigenistas e para que os próprios povos elejam seus representantes que irão compor CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista).
A visita marca também a primeira reunião de trabalho entre Governo Federal, Estadual e Municipal, com foco no diálogo com gestores de municípios sul-mato-grossenses que possuem terras indígenas em seus territórios.
O encontro que será realizado na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), será restrito aos convidados. Ressaltando que as autoridades presentes atenderão a imprensa, às 15h. na sede da Associação, em Campo Grande.
Após esse horário, a comitiva desloca-se para Nioaque, onde participa da abertura da 16ª Assembleia do Povo Terena, na Aldeia Cabeceira. Momento no qual a Ministra Sônia Guajajara fará os seguintes anúncios:
- Assinatura do termo de convênio com UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para lançar o curso de Agroecologia Intercultural Povos do Pantanal, no campus Aquidauana, com investimento de R$6 milhões.
- Início da construção do PGTA – Plano de Gestão Territorial e Ambiental para dois territórios Terena: Cachoeirinha e Taunay Ipegue, que terá investimento inicial de R$800 mil no primeiro semestre de 2024.
- Conclusão do estudo da Terra Indígena Kinikinau.
- Conclusão da demarcação das terras indígenas Cachoeirinha e Taunay Ipegue.
Com informações: Ascom | MPI