Em clima de alegria e gratidão, o Secretário Adjunto de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero, recebeu nesta sexta-feira (25), um grupo de artesãos indígenas que estão participando da 14ª Semana do Artesão, em Campo Grande.
Foram convidadas as 08 etnias que compõem a população indígena do Estado, sendo que estão presentes representantes dos Kadiwéus, Nhãndeva, Kaiowa, Ofaié, Guató, Terena e Kinikinau.
“Nós sabemos de todo o esforço dedicado por cada um de vocês para estarem esses 10 dias aqui Campo Grande. E nós aqui temos um grande time que quer fazer, com o apoio do Governo do Estado, da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, da Gerência de Artesanato tornamos essa participação possível. E o mais importante é esse resultado que vocês tiveram de mostrar o artesanato, a cultura, a oportunidade de conviverem com outras pessoas com a troca de experiências e o nosso papel aqui é esse encontrar alternativas para que as oportunidades cheguem até vocês”, destacou Eduardo Romero na ocasião.
A semana do artesão encerra-se neste sábado (26), e contemplou um stand específico para o artesanato dos 16 artesãos indígenas presentes. Fernando Souza, Subsecretário de Políticas Públicas para a População Indígena afirmou que, “foi muito importante a presença dos indígenas com a sua obra, com a sua arte, com o seu grafismo. Esta semana ajudou a fortalecer e enriquecer a presença dos povos indígenas sul-mato-grossenses, nos deu visibilidade. ”
“Essa foi a primeira vez que eu participei de uma feira assim para expor o nosso artesanato, porque é difícil a gente vir pela distância, as vezes nos sentimos excluídos, e eu fiquei muito feliz de estar aqui e representando a minha comunidade. E foram dias muitos bons e essa equipe é muito boa também”, afirmou Rosinele Correa da Costa, artesã da aldeia Guató que fica a 380 km do município de Corumbá.