Neste domingo a Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal esteve nas Moreninhas levando orientações para a população sobre posse responsável de animais domésticos.
A ação é uma iniciativa da pasta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) que tem trabalhado na conscientização do bem estar animal.
“Esta é uma pauta muito importante que o Governo do Estado está encampando, e a gente precisa criar essa conscientização sobre a importância da posse responsável. E essa é uma das ações que são fundamentais, fazer esta panfletagem, para que a gente possa realmente fazer a diferença”, enfatizou o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.
Com panfletos de orientação, folders e adesivos, a blitz foi montada na esquina das ruas Anacá e Barueri, e contou com apoio do Detran na organização do trânsito, e também da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).
Investigadora da Decat, Vanusa Carielli explica que investigadores e escrivãos foram designados pelo titular da delegacia, Bruno Urban, para reforçar o trabalho de conscientização e coibir os maus tratos.
“Nós somos uma delegacia atuante e com competência no Estado, e estamos informando às pessoas que, porventura, saibam de crimes envolvendo animais, fauna e flora em geral, que denunciem”.
Em parceria com a Setescc, a delegacia orientou sobre os cuidados da posse responsável. “Muitas vezes vamos até os locais de denúncia e não se trata de uma questão criminal, e sim de adequação. Então, este trabalho aqui é muito importante para mostras às pessoas que não é só dar água e comida, é o animal estar num local salubre, que tenha direito a passeios, assistência à saude”, pontua a investigadora.
Para quem mora no bairro, a ação traz só benefícios e reforça o que as famílias têm ensinado aos pequenos desde sempre. Autônoma, Beatriz Barbosa foi uma das motoristas que recebeu as orientações.
“Muito importante falar sempre disso, porque os animais precisam de cuidados. Nós temos bichinhos em casa e hoje conversamos sobre castração, e como a gente precisa cuidar da saúde deles”.
Assessor especial de Defesa e Proteção Animal da Setescc, Carlos Eduardo Rodrigues destaca que a ação é fruto de parceria com a Prefeitura de Campo Grande. “Estamos fazendo a paralisação dos veiculos, a entrega de material para os responsáveis, com a unidade do Castra Móvel orientando sobre a castração, microchipagem com o pessoal do CCZ e vacinação”.
A Assessoria de Defesa e Proteção da Vida Animal está localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – andar 6. O telefone é o 3316-9192.
Para denunciar casos de maus tratos a animais, procure a Decat, na Rua 7 de Setembro, 2421. Você também pode denunciar pelo e-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br
Paula Maciulevicius, Comunicação Setescc