A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da área técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e em parceria com a Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), através da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, realizou na segunda-feira (9) visita técnica no município de Maracaju., com o objetivo de implementar ações de promoção da saúde e prevenção de agravos e a garantia e proteção dos direitos das pessoas idosas.
Além de levar informações técnicas às equipes de saúde sobre os temas relacionados ao envelhecimento saudável e ativo, será realizado um levantamento de informações para ações futuras destinadas às pessoas idosas e sua rede de suporte social. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) o envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.
De acordo com os dados extraídos do sistema DataSUS, o município de Maracaju possui uma população idosa de 4.587 pessoas, o que representa 10,18% da população local.
Em um primeiro momento, representantes da SES, Setescc, Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e do município de Maracaju participaram se reuniram para a apresentação do Projeto MS na Década do Envelhecimento Saudável.
Representando o município de Maracaju, participaram da reunião o Prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, o Vice-Prefeito, Mauro Christianini, o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha, a coordenadora do Programa da Pessoa Idosa, Lenara da Costa Pedroso e a coordenadora da Atenção Primária, Rubya Machado Mendonça.
A equipe responsável pela visita é composta pela gerente de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SES, Neiva Figueiredo, a coordenadora do Projeto MS na Década do Envelhecimento Saudável, Ana Maria Thimóteo, a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Setescc, Zirleide Silva Barbosa e a gerente de Lazer da Fundesporte, Edméia Pacheco de Oliveira. Durante a visita, além das reuniões programadas, os representantes das secretarias envolvidas conhecerão os espaços públicos do município, entre eles, a academia de saúde.
Kamilla Ratier, SES
Foto: Divulgação