Campo Grande (MS) – Equipe técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial visitou no último sábado (08.02) quatro comunidades quilombolas do município de Nioaque.
A ação faz parte do projeto “MS Quilombola”, que tem como objetivo efetuar o mapeamento e diagnóstico das comunidades remanescentes de quilombos existentes no Estado, com a realização de ações afirmativas voltadas ao enfrentamento ao racismo institucional e à violência doméstica.
“No ano passado visitamos os municípios de Corguinho, Sonora, Pedro Gomes, Figueirão, Rio Negro, Campo Grande e Terenos. Agora em 2020 retornamos com a visita ao município de Nioaque que concentra 4 das 22 comunidades quilombolas do Estado. Conhecer a realidade das comunidades, onde vivem e como vivem são dados necessários para formularmos políticas públicas de promoção da igualdade racial eficientes respeitando a característica de cada comunidade”, explica Ana José Alves, Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
AS comunidades Quilombolas visitadas foram: Famílias Araújo e Ribeiro, Família Bulhões, Família Cardoso e Família Romano Martins da Conceição. O projeto “MS Quilombola” está em execução e a previsão de apresentação do relatório final é no segundo semestre deste ano.