Publicado em 19 dez 2024 • por Thais Lima Bacchi de Araujo •
A noite de quarta-feira (18) foi marcada por fortes emoções e homenagens ao professor Roberto Figueiredo, durante o lançamento do documentário “Onde Você Estava?”, dirigido por ele e exibido no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande. Apesar do recente falecimento do docente, a programação foi mantida em acordo com a família de Roberto, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). A iniciativa foi vista como uma forma de honrar o legado do professor.
“O professor Roberto insistiu muito para que o documentário fosse lançado em 2024, por conta dos 45 anos da instalação de Mato Grosso do Sul, ocorrida em 1979. Em diálogo com a família, decidimos manter a data que ele tanto sonhou”, explicou a pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques.
Durante a abertura do evento, Rubia relembrou sua convivência de 18 anos com Roberto na UCDB. “Ele já estava na universidade há muito mais tempo, como coordenador do curso de História. No início deste ano, ele me procurou para falar sobre o documentário. Algumas semanas atrás, ele apareceu animado: ‘Vamos marcar a data de lançamento?’. Fiquei surpresa ao perceber que o projeto estava concluído. Hoje, celebramos o resultado desse sonho, que só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado e da Fundação de Cultura. Este é um presente para todos nós.”
Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também prestou sua homenagem. “É muito difícil estar aqui esta noite. Este documentário, fruto do brilhante trabalho do professor Roberto, representa um legado fantástico. Tive a honra de trabalhar com ele por 22 anos, e sua obra permanece viva em nossas memórias e em tudo o que ele plantou em nossas vidas. Em nome do Governo do Estado, agradeço por tudo o que ele deixou e celebro sua vida e seu trabalho”.
O evento seguiu com apresentações culturais em homenagem ao professor. O grupo Senta que o Leão é Manso recitou o poema Versos deste Chão, de Flora Thomé, e um trecho da peça Ato de Sobrevivência, dirigida por Roberto Figueiredo. Já o grupo de dança Arara Azul apresentou a coreografia Retrato em Preto e Branco, com direção artística de Jéssica Belicanto. A musicista Lenilde Ramos emocionou o público ao tocar no piano a canção Velhos Amigos, de Paulo Simões.
Exibição do documentário
Após as homenagens, o público assistiu ao documentário “Onde Você Estava?”, que reúne depoimentos de historiadores, jornalistas, artistas e comerciantes sobre os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso e a instalação de Mato Grosso do Sul em 1979. Entre os entrevistados estão Lenilde Ramos, Américo Calheiros, Humberto Espíndola e Yara Penteado.
Em uma entrevista concedida no dia 11 de dezembro, o professor Roberto explicou sua motivação: “Sempre quis entender o sentimento da população sobre a instalação de MS. Morava em Três Lagoas na época e me senti distante do processo. A instalação do Estado foi uma grande surpresa, especialmente para quem vivia no interior. Isso sempre ficou na minha cabeça.”
O documentário traz relatos emocionantes. Lenilde Ramos compartilhou: “Na época, eu trabalhava no Hospital São Julião e não acompanhava tão de perto as novidades. Fui pega de surpresa.” Já Jonir Figueiredo lembrou: “Cheguei a Campo Grande em 1963 e participei de manifestações na praça central. Foi uma grande celebração popular.” Humberto Espíndola destacou: “As emoções daquele momento eram confusas. Não sabíamos ao certo o que esperar, mas aqui foi uma festa, enquanto em Cuiabá houve resistência.”
Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Ana Ostapenko/Setesc