A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários realiza o projeto ‘Quintal Produtivo’, trata-se de uma iniciativa que visa atender mil famílias indígenas que produzem em suas terras, mas estão estagnadas. O objetivo é incentivá-las por meio de materiais e ferramentas, com mudas, sementes e instruções técnicas para preparo do solo e plantio.
A iniciativa tem o objetivo de diminuir a desnutrição presente nas comunidades indígenas e pretende melhorar a qualidade de vida das famílias por se tratar de produtos orgânicos. Além disso, retomar a produção de alimentos básicos tradicionais da cultura indígena, como uma forma de valorizar as tradições milenares de cultivo e gerar renda extra e integração, uma vez que todos os integrantes da família podem ajudar na produção.
Para o subsecretário de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza, a desestruturação familiar também pode ser diminuída por meio do projeto. “Garantir o alimento diário, de forma mais permanente é cidadania, minimizar a situação de fome é promover cidadania. Estamos envolvendo as famílias, isso vai ocupar o tempo ocioso dos jovens, e acreditamos que com isso vai haver menos o uso abusivo de álcool, menos violência, menos problemas sociais,” comenta o subsecretário.
No dia 24 de abril foram realizados cadastramentos para a participação do projeto na região de Nioaque, na comunidade indígena cabeceira, com o intuito de atender outras sete aldeias da região. E no dia 26 de abril os cadastramentos foram na região de Aquidauana na comunidade indígena Bananal.
Até agora foram realizados 500 cadastros, sendo 125 para Taunay/Ipegue e Limão Verde em Aquidauana; 125 para comunidades de Nioaque, 125 para as terras indígenas de Dourados e 125 para Caarapó. A iniciativa tem parceria com a Agraer, FUNAI, UEMS, UFGD, Embrapa e os municípios contemplados.
Cacique da aldeia Bananal, Célio Francelino, relata sobre a importância do projeto para a sua comunidade. “O quintal produtivo é essencial para fortalecer os quintais que já existem e que são produtivos. Cada morador tem um pé de laranja, pé de ponkã no seu quintal, o Governo vai estar fortalecendo com mais mudas, com apoio técnico. Para ajudar na alimentação saudável que precisa muito para amenizar as doenças causadas pela má alimentação.”
Bel Manvailer, Setescc