Projeto da Subsecretaria de Assuntos Comunitários, pasta ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), o “Perifeirarte” termina a temporada 2023 em Rio Verde capacitando líderes comunitários e unindo cultura e cidadania.
Idealizado pelo subsecretário Jairo Luiz da Silva, o “Perifeirarte” já foi até Bandeirantes, Três Lagoas, Bela Vista e Rio Verde, entre os meses de maio até novembro deste ano.
“É um curso de formação continuada para líderes comunitários, em que durante a ministração do curso a gente identifica as mais diversas manifestações culturais da localidade que está nos recebendo e faz uma grande celebração à cidadania na Feira Livre, levando formação continuada, arte, cultura, cidadania plena para as comunidades”, explica o subsecretário de Assuntos Comunitários.
Durante dois dias, o público participante passa por capacitações com Sebrae e demais parceiros, além de receber orientações sobre como abrir uma associação e toda a parte jurídica.
Presidente Associação Rioverdense da Associação dos Moradores, Adenir Rangel exibe o certificado todo orgulhoso pelo aprendizado adquirido e compartilhado durante o evento. “O saber não ocupa espaço e sempre que sou convidado para participar, venho mesmo. É um enriquecimento pra gente enfrentar novos desafios, se especializar e se inteirar do que está acontecendo. Fui eleito o responsável para começar a trabalhar as demandas do município e em breve vamos fundar uma associação de jovens, porque a gente precisa deixar um legado”, conta.
Moradora do município e participante do “Perifeirarte”, Valquíria Simão diz que sai confiante do curso de formação, e pretende montar uma associação. “Já tinha algumas ideias na minha cabeça, e o curso veio para esclarecer como vou conseguir movimentar a comunidade em uma causa delicada que é o autismo. Muitas famílias têm dificuldades e estão desassistidas pelas políticas públicas. Este curso vem para que juntos possamos lutar”, relata.
Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura em MS, a produtora cultural Caroline Garcia ressalta que a proposta do “Perifeirarte” vai ao encontro das propostas do Governo Federal.
“O projeto está totalmente alinhado com as políticas que o Ministério tem feito no sentido de trazer mobilização, formação e contemplar as comunidades e organizações de base comunitária, fortalecer a cultura popular e a cultura tradicional. Tenho certeza que vamos conseguir estabelecer boas parcerias, estamos sempre à disposição para isso”.
Prefeito de Rio Verde, Réus Antônio Sabedotti Fornari, classifica a vinda do “Perifeirarte” ao município como fundamental na construção de uma cidade com participação de todos.
“Às vezes as pessoas acham que a prefeitura tem que fazer tudo, mas não é assim. Temos que fazer a nossa parte e a sociedade também precisa fazer a dela. Quando todos participam dessa construção, todo mundo ganha. A cidade só é construída e válida quando é participativa e quando a sociedade está junto”, destaca.
Técnico da Subsecretaria de Assuntos Comunitários, Paulo Ângelo de Souza explica que o curso além de qualificar quem já está na trajetória também promove o surgimento de novas lideranças. “O Perifeirarte traz à tona boas reflexões e lideranças, há um crescimento pessoal, há uma vontade de participação. Então, quando o Governo do Estado decide dar formação continuada para a liderança comunitária, está promovendo ações que vão fortalecer o desenvolvimento local, porque essas lideranças vão espraiar a solidariedade, a participação social, o controle social do orçamento público”, exemplifica.
A finalização do curso é feita, sempre, nas feiras livres dos municípios por onde o “Perifeirarte” com atrações locais e também artistas trazidos de Campo Grande para trabalhar esta integração e troca de experiências.
Paula Maciulevicius e Matheus Carvalho, da Setescc.