Foi sancionada pelo Governador Reinaldo Azambuja, a Lei nº 5.865/2022, que institui a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral, com o objetivo de incentivar a promoção de atividades voltadas à integração da mulher sul-mato-grossense no Processo Eleitoral.
É fato mais que conhecido que as mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas. A não ocupação desses espaços deixa as mulheres à margem dos processos de elaboração das políticas públicas, além de enfraquecer consideravelmente a democracia.
“Para que as mulheres possam participar de todas as etapas do processo político partidário e eleitoral e, consequentemente, que os partidos atraiam mais lideranças femininas para o processo eleitoral, é necessário que o Poder Público invista em medidas como essa, visando conscientizar e estimular a população quanto à importância da participação feminina no cenário político como um todo”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Rosana Leal.
Com isso, no Estado de Mato Grosso do Sul, toda primeira semana do mês de abril será dedicada a promoção de iniciativas que propaguem e conscientizem sobre a importância da participação da mulher em todo o processo eleitoral.