Entre os dias 08 a 19 de dezembro, os 68 bolsistas do Programa Cidadania Viva, da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), participaram de oficinas com o tema “Semanas dos ODS em pauta: Cidadania Viva na Agenda 2030”, realizadas na modalidade presencial e virtual.
As oficinas tiveram como objetivo debater os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), envolvendo a cidadania e cultura, relacionando as práticas educomunicativas e os 04 pilares do Programa, além de vincular com as ações promovidas pelo Estado do Mato Grosso do Sul no que tange o Carbono Neutro e o Bioma Pantanal, entre outras.
A Coordenadora Executiva do Programa Dra. Lisa Rodrigues ressalta que o mesmo dialoga com a Agenda 2030 e os ODS, desde sua criação. “O Programa está totalmente alinhado com a ONU para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em julho, fomos convidados pela UNESCO e participamos de pesquisa mundial sobre educação climática, inclusive, tivemos a alegria de termos um de nossos bolsistas escolhido para representar a América Latina e falar de Mato Grosso do Sul, sobre bioma, legislação e sobre o Programa, em diálogo com jovens do mundo.”
E sobre as oficinas, a Coordenadora enfatiza que, “propor essas semanas dos ODS é uma forma de legitimarmos a importância de pensarmos de modo transversal: cidadania, cultura e educomunicação”, finaliza.
Ao todo forma 06 oficinas e 03 rodas de conversa que abordaram: Educação Escolar Indígena e a preservação do meio ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Socioambientais no Pantanal – Depoimentos, debates e apresentação de trabalho científico; Escrita Criativa; Discussão de ODSs, problematizando a atualidade; Ação contra Mudança Climática no Estado de Mato Grosso do Sul; Direitos Humanos e Inclusão da Pessoa com Deficiência; ODS 14 e sua importância para a Atualidade; ODS 3 O chamamé como Patrimônio Cultural / Atividade Física e Saúde; Prevenção ao HIV – ODS 3 Saúde e Bem-estar e sua missão de combate às epidemias como o HIV.
“Os bolsistas do programa tiveram a oportunidade de criar atividades educomunicativas trazendo pessoas na sede do programa para falar sobre os ODS. Essas atividades foram muito importantes pois nutriram nosso conhecimento sobre os temas propostos na prática, provocando reflexões, troca de experiências e analises”, ressalta o Coordenador-geral do Programa Cidadania, Maicom Alves.