A edição do Diário Oficial do Estado (DOE), de nº 10.688, traz a publicação do Edital de Seleção n. 001/2021 – que dispõe sobre o Processo Seletivo de Bolsistas do Programa Cidadania Viva – SECIC/2021.
O processo seletivo tem por objetivo selecionar 71 (setenta e um) bolsistas para participarem das atividades do Programa “Cidadania Viva”, instituído pela Lei Estadual n. 5.733/2021, regulamentada por meio do Decreto n. 15.797/2021, para atuar, de acordo com os 4 (quatro) pilares do Programa:
1.1.1 Vozes Cidadãs: tem por objetivo levar conhecimento à população, por meio da utilização da ferramenta de educomunicação na formação dos Monitores Sociais, que darão visibilidade às ações, produção de informativos, nos formatos de áudio, vídeo, texto, fotografia, cobertura e realização de eventos em espaços públicos nas comunidades;
1.1.2 Prosa Cidadã: Neste pilar o foco é levar conhecimento para a população, por intermédio do incentivo ao diálogo, mediante rodas de conversas nas comunidades, universidades e segmentos sociais;
1.1.3 Pontes para Cidadania: por meio da utilização de espaços públicos para a disseminação das expressões comunicativas de arte, cultura e cidadania e das práticas de muralismo;
1.1.4 Rota Cidadã: tem por objetivo fomentar o conhecimento da história do Estado, o registro e a disseminação de informações das comunidades indígenas, quilombolas, dos sítios arqueológicos, dos movimentos comunitários e de pontos históricos na formação da cidadania.
1.2 O Programa “Cidadania Viva” trata do incentivo ao diálogo, uso da educomunicação, da formação de Monitores Sociais, rodas de conversas e expressões comunicativas por meio da arte, cultura e cidadania.
1.3 O Programa está em sintonia com a Agenda 2030 da ONU, que elenca 17 (dezessete) Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS), compostos por 169 (cento e sessenta e nove) metas, entre elas a erradicação da pobreza e a promoção da dignidade para todos (http://www.agenda2030.org.br/sobre/).
O prazo de inscrição é até o dia 12 de dezembro de 2021.