Na noite desta segunda-feira (19), aconteceu a 2ª edição do “Diálogos de Concertação dos Direitos do Consumidor” no Plenário da OAB/MS. O tema central foi “Os Direitos do Consumidor Idoso”, em alusão ao Junho Prata, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
Estiveram presente na mesa o Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa Nelson Passos Alfonso, Procurador de Justiça Aroldo José de Lima, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Zirleide Silva Barbosa, Superintendente do PROCON/MS Patrícia Mara da Silva e o Defensor Público Titular da 17ª Defensoria Pública de Campo Grande Fábio Rogério Rombi da Silva.
A Conselheira Estadual Carla Cardoso, aponta que é “extremamente importante, necessário, uma contribuição maravilhosa, sendo que a gente consegue formar uma rede aqui com a Defensoria, OAB, o PROCON, Subsecretaria Estadual do Idoso, o Ministério Público e olha a importância disso. Então, onde estão os principais atores? Estavam sentados na nossa mesa hoje”, declara.
Compondo a mesa, o Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa Nelson Passos Alfonso, lembrou que “esse evento faz ainda referência a campanha Junho Prata, instituída pela lei estadual n° 5.215/2018, que busca conscientizar a população sobre a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa”.
O Presidente da Comissão do Direito e Defesa do Consumidor Nikolas Pellat, falou sobre a relevância do tema abordado neste segundo diálogo. “Neste tema, não só com relação a área de direito do consumidor, mas um modo geral é um tema muito importante por conta da fragilidade do idoso, na questão dele ser hipossuficiente, tecnicamente. A gente vê muito o idoso caindo em fraude, por conta de empréstimo bancário às vezes por não ter o conhecimento, não saber manusear as novas ferramentas, de tecnologia, os bancos acabam forçando que as pessoas acompanhem e aprendam e não só com relação a isso, mas na área de saúde, etc. Então é muito importante esse tipo de diálogo, esse tipo de informação que vem sendo trazido porque o público alvo sempre vai poder assistir esses vídeos através do YouTube”, conclui.
Para assistir na íntegra, pelo canal do YouTube da OAB/MS, basta acessar aqui.
Texto e fotos: Issel Chaia